HCM Brasil: Atualizações e novidades de Fevereiro/2023

Olá pessoal,

O mês de fevereiro passou bem rápido, porém, nos trouxe algumas de atualizações do governo. Dentre elas, duas notas técnicas quem impactam os layouts do eSocial. Falando em layout, reforçamos que no dia 19 de março de 2023 acaba o período de convivência dos layouts S-1.0 e S-1.1 do eSocial. Ou seja, o governo não aceitará mais eventos na versão S-1.0 a partir dessa data.

Por isso, é importante que seus sistemas estejam atualizados com todas as entregas do time de localização,  que incluem correções e melhorias do nosso produto. Abaixo destacamos as principais entregas e publicações ocorridas no mês de fevereiro de 2023, que impactam a localização de folha de pagamento para o Brasil e eSocial.

Entregas de eSocial:

Após a finalização de todas as implementações necessárias para adequar a solução SAP à nova versão S-1.1 do eSocial, liberamos a primeira SAP Note relacionada à visualização das informações do totalizador S-5001 – Informações das Contribuições Sociais por Trabalhador no produto, bem como outros ajustes necessários. Veja abaixo algumas SAP Notes liberadas esse mês:

 

Para maiores detalhes de cada uma dessas funcionalidades, verifique os detalhes de cada SAP Note liberada através da lista completa de liberações disponibilizadas na SAP Note 3293959 – eSocial – Overview – 2023.

Blogposts:

 

Anúncios de Alteração Legal:

 

Publicações do Governo:

No dia 9 de fevereiro de 2023, o governo publicou duas notas técnicas quem impactam as versões S-1.0 e S-1.1 do layout do eSocial. Essas notas técnicas demandam alterações sistêmicas que já foram planejadas pela SAP e podem ser consultadas acessando os links disponibilizados na seção Anúncios de Alteração Legal deste blogpost.

Além das notas técnicas do eSocial, a Receita Federal publicou uma Nota de Esclarecimento, em 18 de fevereiro de 2023, que trata as mudanças no cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte planejados para 2023. A nota descreve a possibilidade de antecipar a declaração simplificada anual para processo mensal e, portanto, utilizar uma dedução fixa mensal de R$ 528,00 que substituiria o valor das seguintes deduções legais:

  • Contribuição Previdenciária
  • Pensão Alimentícia
  • Dependentes

Importante: Reforçamos que é necessário aguardar a publicação oficial dessa mudança no cálculo e também a nova tabela progressiva para que a SAP possa  avaliar os impactos nos produtos e divulgar o planejamento das entregas.

Lembramos que as alterações legais que impactam a localização de folha de pagamento para o Brasil sempre são disponibilizadas no Announcement of Legal Change App. Você localiza facilmente esse planejamento filtrando pelos seguintes campos:

  • Component = “PY-BR”
  • Country/Region = “Brazil”

Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas.

Fiquem à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta sobre este Blog post no espaço abaixo. E não esqueçam de seguir a tag HCM Payroll Brazil na SAP Community para ficarem ligados nas últimas notícias.

Um abraço,

Leandro D’Avila

 

Original Article:
https://blogs.sap.com/2023/03/03/hcm-brasil-atualizacoes-e-novidades-de-fevereiro-2023/

ASK SAP EXPERTS ONLINE
Related blogs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here